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Os cuidados com os boletos digitais e como resolver em caso de falhas

7 de janeiro de 2022

Você é cliente de alguma dessas fintechs que vêm se multiplicando nos últimos anos? Realmente, são uma solução inovadora e que ganha cada vez mais clientes.

No entanto, há registros de quem teve algum tipo de dificuldade com o pagamento de seus boletos. E esse é um problema que vem se repetindo com uma certa frequência.

A princípio, essa situação é a mesma enfrentada pelos empresários no início do sistema de boletos, implementado pela Febraban há alguns anos.

Apesar disso será só uma questão de tempo para que as fintechs se adaptem ao sistema e resolvam essas inconsistências.

Como exemplo temos a própria Mitis, que ‘sofreu na pele’, esse tipo de problema com alguns clientes. Eles pagavam os boletos, mas o dinheiro não ia para a conta da empresa. A boa notícia é que isso logo foi resolvido.

Falhas

Os problemas incluem a confirmação do pagamento para o usuário, atraso para o repasse do dinheiro para o recebedor, devido a falha de comunicação com os servidores desses pagamentos, falhas de processamento e até erros de sistema.

Outro problema muito comum é no registro do boleto. É que desde 2018 todos os boletos têm, obrigatoriamente, que obter um registro na câmara de boletos e nele constam o CPF ou CNPJ tanto do pagador quanto do beneficiário.

Quando o emissor do boleto não consegue esse registro ou ele sofre algum tipo de atraso, o pagador não consegue quitá-lo e recebe uma mensagem de erro onde consta que o boleto é inválido ou não identificado.

Essas falhas fazem com que os pagamentos:

– Não sejam efetuados;

– Ocorram com atraso;

– Sejam feitos em duplicidade;

– E gerem prejuízos para os clientes, para os recebedores ou para ambos.

Nessas eventualidades, muitas pessoas acabam deixando para depois e acabam por esquecer de quitar o boleto. O que não é recomendável! Então o que fazer nesses casos?

Solução

Não existe uma única solução para essa questão. Tudo vai depender da sua capacidade de trabalhar em rede ou não, e da sua disponibilidade de tempo para encarar uma fila no banco.

Na Mitis recomendamos aos nossos clientes que ao enfrentarem esse tipo de dificuldade façam o pagamento por qualquer outro meio, mas não deixem de fazê-lo. Isso evita problemas futuros e pagamento de juros e multa.

Por fim, quando isso acontecer, entre imediatamente em contato com o seu banco digital. Abra uma reclamação relativa à dificuldade enfrentada para que o problema seja resolvido o quanto antes.

 

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O que nossos clientes dizem:

Em parceria com a MITIS, desenvolvemos um sistema que atende as peculiaridades de gestão que só o ramo de comércio de baterias tem. Com a MITIS, consigo enxergar em uma única tela, o desempenho de todas as minhas filiais espalhadas pelo Brasil e em tempo real.

Ricardo – Mercadão das Baterias

Antes da MITIS nós tínhamos um grande problema nas vendas, que era a questão do controle da venda com os vendedores na rua. Com a implantação do sistema ERP MITIS, hoje o vendedor, pelo celular, consegue ver estoque, ver se o produto é faturado, consegue ter sugestão de pedido, consigo colocar várias campanhas que o vendedor pode ver pelo celular de onde estiver. O sistema tirou todos os problemas que nós tínhamos em questão de vendas, financeiro, gestão de estoque e em muitos outros departamentos. É muito simples de mexer, é ótimo! Com um clique o vendedor envia o pedido e de imediato recebemos aqui no financeiro, faturamos e, muitas vezes, conseguimos realizar a entrega no mesmo dia.

João – Sinergia

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