Blog Mitis

Compartilhe esta publicação:

Estoque mínimo e máximo – conceito e cálculo

22 de agosto de 2019

Já começo este artigo afirmando que nem tudo é exatamente o que parece ser.

O significado é exatamente o que você pensou: Estoque mínimo é quantidade mínima que precisamos ter no estoque. Da mesma forma que o estoque máximo é número máximo de itens que devo ter armazenado para tornar meu giro rentável ou pelo menos sustentável.

O significado do termo até pode ser simples, porém o conceito e a lógica usada para se definir esses valores é um pouco mais complexo do que se imagina.

Apesar de muitos empresários decidirem essas quantidades pela intuição ou experiência, existem cálculos e toda uma inteligência que vai definir os números corretos, baseados no histórico e sazonalidade, para que evite ao máximo o encalhe ou a falta do produto.

Exemplo: Imagine que você vende picolé e é verão. Melhor dizendo, esse é o verão mais quente de acordo com os últimos 10 anos. Chegando em março, o consumo despenca, mas se você levar em conta as últimas compras, vai gerar um estoque mínimo altíssimo, um elevado capital de giro imobilizado e ainda corre o risco de prejuízo com a perecibilidade. E olha que neste exemplo não estamos nem levando em conta o prazo de entrega que varia conforme os períodos de alta temporada de consumo.

Como calcular o estoque mínimo

Este cálculo não leva em conta a sazonalidade, mas é um importante exercício para te introduzir na lógica do estoque mínimo.

Você vai precisar das seguintes informações:

Q : Quantidade total movimentado no período
D : Dias informados
P : Prazo de entrega
E : Estoque de segurança (%)

Fórmula para estoque mínimo

Exemplo:

[Dias informados] = 180, ou seja, estou analisando 180 a partir do dia de hoje.

[Quantidade total movimentado no período] = 360, ou seja, vendi 360 unidades em 180 dias.

No fornecedor foi definido o prazo de entrega de 10 dias e mais 20% de segurança, logo:

(360/180 * 10) + 20%) = 24

Neste caso você precisa analisar agora quantidade que vem na caixa deste produto. Se o produto estiver definido caixa com 30 então ele vai sugerir 30, porque 30 é menor unidade possível de compra abaixo dos 24 do mínimo calculado.

E quanto ao estoque máximo?

O estoque máximo também segue a mesma linha de raciocínio. Baseado na média é sugerido o estoque máximo, pois novamente não estamos considerando a sazonalidade e demais particularidade do seu negócio. O lote da mercadoria comprada é o fator que impacta no resultado. Onde você define no momento certo para realizar a nova compra. Vamos ao cálculo:

CM : Consumo médio (unidades vendidas por dia)
Q: Quantidade total movimentada no período (em número de dias)
D: Número de dias total informado
L: Lote de compra (Intervalo de dias para o recebimento do próximo lote de mercadorias)

Primeiramente calcule o consumo médio:

Fórmula para consumo médio

Em seguida o valor do estoque máximo propriamente dito:

Fórmula estoque máximo

Exemplo:

Considerando que estou analisando 180 dias a partir de hoje e que vendi 360 unidades no último período equivalente (últimos 180 dias).

Dias informados = 180.

Quantidade total movimentado no período = 360 unidades (vendeu 2 unidades por dia)

Lote de compra = 15, ou seja, 15 dias é o intervalo que o usuário vai informar que precisa repor o estoque.

Estoque Máximo = 2 * 15

Estoque Máximo = 30

Importante lembrar que os cálculos não levam em consideração a sazonalidade, pois esta variável é determinada pelo seu histórico de compras e toda a inteligência em torno dela, que só é possível por meio de um banco de dados e um sistema para gerenciar estas informações. Neste caso você precisa de uma solução integrada que você pode conhecer no clicando aqui.

 

Rodrigo Maxwel - CEO - Mitis Tecnologia

 

WMS Mitis

 

 

 

 

Fique atualizado. Assine nossa news.

O que nossos clientes dizem:

O CRM:MITIS me proporcionou maior agilidade na tomada de decisão, facilitou a gestão de comissionamento , contas a receber e a pagar e o sistema não deixa que meus clientes sejam esquecidos através dos alertas de pós-venda.

Welber – Diretor da Commcell

Parabéns pela inovação do sistema ERP MITIS. Seu sistema está cada vez mais robusto. Programa FISCAL igual ao seu acredito que não há neste mercado, ainda mais no segmento de MEDICAMENTO que requer um controle absoluto não só por unidade, mas também lotes e outras particularidades. Nos passos que a MITIS está seguindo, num futuro muito próximo estará dominando este mercado (acredito até que já seja líder). SUCESSO!!!

Lourival – Analista fiscal da Baratela

Fale Conosco

 Atendimento Mitis

Vendas e Suporte:

Será um grande prazer falar com você. Utilize nossos canais de comunicação. Se precisa de uma resposta urgente entre em contato, por gentileza, pelo Chat ou pela nossa Central de atendimento ao cliente.

E-mail: comercial@mitis.com.br
SAC: +55 27 3067-9292