Blog Mitis

Compartilhe esta publicação:

Decreto obriga identificação de responsável técnico pelo sistema emissor de notas fiscais e correlatos

27 de dezembro de 2021

Um decreto publicado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, torna obrigatório a partir de 01/01/2022, a identificação de responsável técnico pelo sistema emissor dos seguintes documentos eletrônicos:

NF-e: Nota fiscal eletrônica;

NFC-e: Nota fiscal de consumidor eletrônica:

MDF-e: Manifesto eletrônico de documentos fiscais;

CT-e: Conhecimento de transporte eletrônico.

Tal alteração e obrigação passa a realizada, no arquivo XML, com o preenchimento dos campos referente às informações do Responsável Técnico.

Nesse sentido, considera-se responsável técnico, a empresa desenvolvedora ou a empresa responsável tecnicamente pelo sistema de emissão de documentos eletrônicos, utilizado pelo contribuinte emitente.

Exemplo da estrutura no arquivo XML:

A falta das informações resultará na seguinte rejeição:

  • 972 – Obrigatória as informações do responsável técnico.

Atualmente os estados de Alagoas, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Tocantins, já implantaram esta obrigatoriedade. Nos demais Estados passará a ser obrigatório, conforme a decisão de cada um.

Orientação clientes Mitis

Sempre com o objetivo de atender as exigências legais e necessárias para nossos clientes, a Mitis orienta a seguinte medida de configuração:

Para que o ERP MITIS, complete o fluxo do faturamento, sem rejeição, será necessário configurar o “ComunicadorNFe”, entrando na opção “Configurações”:

Na aba “Responsável Técnico”, deverão ser preenchidos os campos, CNPJ, CONTATO, E-MAIL e TELEFONE, conforme exemplo abaixo. Após o preenchimento clicar em SALVAR.

Importante:

Os campos ID CSRT e CSRT, ainda não foram implementados pelas Secretarias da Fazenda, portanto até que as mesmas se manifestem, não precisam ser informados.

Atualmente, na rotina da MITIS, já é uma prática preencher, no comunicador, os dados do responsável técnico. Mas sempre atuamos para oferecer o melhor e mais completo serviços.

Por isso, o nosso Time da Qualidade reforça esta prática ao configurar o ambiente de novos clientes, e o Time de Implantação faz o processo de auditar, antes das viradas.

O decreto completo está disponível em: http://Decreto Nº 5019-R DE 26/11/2021 – Estadual – Espírito Santo – LegisWeb

Vale lembrar que já publicamos em nosso blog as mudanças em notas eletrônicas https://www.mitis.com.br/codigos-de-barras-de-produtos-ean-e-seu-impacto-na-autorizacao-das-notas-eletronicas/ e no Simples Nacional: https://www.mitis.com.br/confaz-extingue-os-csosn-codigos-de-situacao-da-operacao-do-simples-nacional-e-altera-os-cst-codigos-da-situacao-tributaria/.

Portanto, se você é cliente Mitis e ainda tiver dúvidas, converse com nosso Time que está a postos para atender.

 

 

 

Fique atualizado. Assine nossa news.

O que nossos clientes dizem:

Em parceria com a MITIS, desenvolvemos um sistema que atende as peculiaridades de gestão que só o ramo de comércio de baterias tem. Com a MITIS, consigo enxergar em uma única tela, o desempenho de todas as minhas filiais espalhadas pelo Brasil e em tempo real.

Ricardo – Mercadão das Baterias

A grande mudança que sentimos aqui na empresa depois que viramos MITIS, foi que toda a parte fiscal, toda a parte de relatórios, gestão de estoque e muitas outras agora se encontram dentro do mesmo ambiente, integradas! Isso foi algo muito positivo para nós. Hoje sentimos que temos todas as informações da empresa em nossas mãos, e com isso conseguimos tomar decisões mais assertivas, muito mais claras, pra que possamos continuar numa crescente no mercado.

Diogo – Direct

Fale Conosco

 Atendimento Mitis

Vendas e Suporte:

Será um grande prazer falar com você. Utilize nossos canais de comunicação. Se precisa de uma resposta urgente entre em contato, por gentileza, pelo Chat ou pela nossa Central de atendimento ao cliente.

E-mail: comercial@mitis.com.br
SAC: +55 27 3067-9292