Blog Mitis

Compartilhe esta publicação:

Como você faz o seu gerenciamento tributário?

8 de julho de 2021

Saiba que esse é um setor onde uma plataforma de gestão pode auxiliar em muito a sua empresa e gerar redução de custos

Um dos maiores gargalos, tanto de recursos, quanto de tempo, de uma empresa é o setor fiscal. Nele a gestão tributária acaba por tomar grande parte dos recursos e do tempo, especialmente para a realização de uma venda. Isso porque o sistema tributário brasileiro chega a ser surreal, com alíquotas diferentes para o mesmo produto a depender do estado de origem e destino.

Esse é apenas um dos motivos que tornam o nosso sistema tributário confuso, perverso e na maioria das vezes injusto. “Sem falar que é acima de tudo moroso, pois verificar cada alíquota diferente, para cada diferente estado e município do país, às vezes pode parecer um trabalho impossível de se realizar”, enfatiza Rodrigo Maxwel, CEO da Mitis.

Por conta disso, uma plataforma de gestão auxilia em muito o administrador de uma empresa e especialmente o seu setor fiscal. Através dela, o gestor pode além de reunir todas as informações, de cada setor da empresa, em um único lugar, ainda faz isso em tempo real, verificando e emitindo as notas, e reduzindo, em muito, o tempo e o custo, necessários para esse trabalho.

A rapidez nas decisões administrativas, de compra e reposição de estoque, escolha e giro de produtos, entre outros, também é um fator que pode gerar economia, uma vez que o administrador irá comprar a quantidade e o produto certo na hora e do fornecedor mais indicado para o momento.

A redução de custos se dá ainda pelo fato de diminuir o retrabalho para conferência das notas e também pela diminuição da necessidade de contratação de um departamento inteiro para esse fim. “E todo gestor sabe o que isso significa para as contas de uma empresa”, lembra Rodrigo.

Gestão tributária

Além da operação ser complexa, ela normalmente é morosa e sujeita a erros, que podem causar prejuízos. Isso é reduzido de forma drástica com a utilização de uma plataforma de gestão. Existem várias delas no mercado hoje. Uma delas é a da Mitis, que conta com facilidades que podem ser personalizadas para a sua necessidade.

Essa característica tem se mostrado muito útil para os usuários da plataforma, pois podem estruturá-la da forma que mais lhe convier. “O fato de a plataforma rodar com a solução de gestão tributária da IMendes integrada, tem sido de grande auxílio para as empresas”, afirma Maxwel.

Vantagens

O programa faz o trabalho de todo um departamento em tempo infinitamente inferior e de forma muito mais assertiva. Ao abrir a aba para emissão de uma nota, por exemplo, ele já se conecta automaticamente ao gestor, que através de um banco de dados de produtos de todo o país e até do exterior, consegue através do cruzamento de dados, preencher automaticamente, a partir da especificação do produto, a nota e realizar o cálculo do tributo incidente sobre a venda.

Uma ferramenta única de gestão tributária corporativa, que tem como principal função gerenciar os dados fiscais da empresa a fim de se evitar cobranças indevidas em impostos, apontando ou prevenindo prejuízos. Com base em informações gerenciadas pelo Gestor tributário, é possível se obter uma ampla visão sobre o que, de fato, é devido como pagamento em impostos na rotina de uma empresa.

Com 1,5 bilhão de regras tributárias e 15 milhões de produtos cadastrados, abrangendo todos os estados, o Gestor Tributário atende às particularidades de cada cliente, adequando a gestão tributária à demanda de cada estado e sempre mantendo o banco de dados atualizado sobre as movimentações legais.

Essa facilidade pode ser experimentada inclusive pelos representantes das empresas que podem emitir a mesma nota, através do seu celular, no momento da venda, em tempo real, facilitando a vida do departamento financeiro e do cliente que recebe a nota no ato da compra. E o cálculo do tributo é feito de forma automática pelo programa, prevenindo erros de interpretação da legislação ou de preenchimento de campos específicos para tributação.

Fique atualizado. Assine nossa news.

O que nossos clientes dizem:

A segurança de negociar com o preço certo nos tornou mais competitivos. Nossa equipe comercial agora tem uma ferramenta fundamental na prospecção de clientes e no pós-venda.

Thiago – Gimacol

A grande mudança que sentimos aqui na empresa depois que viramos MITIS, foi que toda a parte fiscal, toda a parte de relatórios, gestão de estoque e muitas outras agora se encontram dentro do mesmo ambiente, integradas! Isso foi algo muito positivo para nós. Hoje sentimos que temos todas as informações da empresa em nossas mãos, e com isso conseguimos tomar decisões mais assertivas, muito mais claras, pra que possamos continuar numa crescente no mercado.

Diogo – Direct

Fale Conosco

 Atendimento Mitis

Vendas e Suporte:

Será um grande prazer falar com você. Utilize nossos canais de comunicação. Se precisa de uma resposta urgente entre em contato, por gentileza, pelo Chat ou pela nossa Central de atendimento ao cliente.

E-mail: comercial@mitis.com.br
SAC: +55 27 3067-9292