Blog Mitis

Compartilhe esta publicação:

Como escolher um sistema de gestão empresarial

30 de agosto de 2021

Antes de mais nada, é preciso saber o que é um sistema de gestão empresarial. O sistema de gestão empresarial é um conjunto de ferramentas para planejar e executar todas as ações que fazem parte do dia a dia de qualquer empresa, como temos aqui na Mitis.

Esse sistema, mais conhecido no mercado como ERP, sigla de Enterprise Resource Planning, em português, Planejamento de Recursos Empresariais, concentra todas as informações da empresa em um só local. O objetivo é integrar todos os setores em uma única plataforma.

Assim, o ERP auxilia na:

– Organização logística;

– Gestão financeira;

– Controle de estoque;

– Gestão de vendas;

– Cadastro de clientes e fornecedores;

– Emissão de notas;

– Integração com marketplaces;

– Outras plataformas da empresa.

Vantagens

A possibilidade de centralizar as várias informações relevantes de uma empresa, proporciona uma visão mais abrangente de todo o andamento dos negócios. Além de evitar trabalhos manuais desnecessários e o retrabalho.

Uma maior integração entre os setores acaba por trazer muitos benefícios para uma empresa.

– Evita as falhas de comunicação, comuns entre as equipes que realizam o seu trabalho manualmente;

– Acaba com a necessidade de repasse de planilhas atualizadas por e-mail;

– Otimiza o tempo é otimizado e os riscos são reduzidos a próximo de zero;

– Ganha muito em logística, pois reduz em muito a possibilidade de vender um produto sem estoque;

– Com a logística otimizada, os custos são mais previsíveis. O que reduz a necessidade de uso do capital de giro para cobrir demandas ocasionais.

Tomadas de decisão

Além de aprimorar os processos internos, o sistema de gestão empresarial coleta e armazena informações importantes que auxiliam na tomada de decisões.

Dessa forma, gestores e líderes podem ter um panorama mais claro dos resultados alcançados pela empresa em um período determinado.

Controlando a produtividade, gastos e faturamento mês a mês, fica mais fácil saber quais ações devem ser desenvolvidas para alavancar o crescimento.

Essas plataformas tornam as atividades de rotina mais simples e rápidas. Como consequência, toda a equipe fica mais produtiva e tem mais tempo para se dedicar às atividades mais relevantes para aumentar o faturamento.

O processo de trabalho também diminui os riscos, com isso, o empreendimento é beneficiado com a redução de custos.

Como o sistema de gestão contribui para a organização operacional, todos passam a trabalhar com mais fluidez, uma vez que os processos estão bem definidos. O empresário consegue delegar e acompanhar as responsabilidades de cada funcionário, bem como os custos de cada procedimento.

Como funciona o sistema de gestão ERP?

No mercado existem vários sistema de gestão para diferentes necessidades. Vamos focar no ERP, um sistema mais completo e essencial para o gerenciamento digital das empresas.

Esse sistema se tornou fundamental para as empresas, porque contribui para:

– Organização logística;

– Gestão financeira;

– Controle de estoque;

– Gestão de vendas;

– Cadastro de clientes e fornecedores;

– Emissão de notas, entre outras atividades.

Apesar de haver formas manuais de se fazer isso, elas são bem menos seguras.

Essa ferramenta também centraliza todos os impostos, entradas e saídas que demonstram a saúde financeira do negócio e facilita a comunicação entre estoque, faturamento, entrega e vendas.

Tudo isso, naturalmente, reduz imprevistos e gastos enquanto eleva a produtividade e o faturamento.

Como escolher o melhor sistema?

A escolha do sistema de gestão vai variar de acordo com as necessidades de cada empresa. A seguir, relacionamos alguns pontos a serem levados em consideração:

– Por suas vantagens, a computação em nuvem é um fenômeno dentro das empresas de todos os setores. Trazendo mais segurança e menos custos. Um ERP em nuvem pode ser acessado remotamente.

– Contrate um sistema completo e prático que tragam facilidades para tornar os processos internos cada vez mais automatizados. Caso o painel de controle seja defasado e difícil de manusear, não trará produtividade às equipes.

– A gestão do tempo e de recursos é muito importante. Por isso, um bom ERP é decisivo para melhorar a distribuição de funções e reduzir o tempo em ações que podem ser automatizadas com um sistema de gestão empresarial.

Em resumo, o melhor ERP é aquele que centraliza, de forma simples, todos os dados necessários para a tomada das melhores decisões para o negócio. Vale considerar o preço dos planos e as funcionalidades na hora de fechar com um sistema de gestão.

Fique atualizado. Assine nossa news.

O que nossos clientes dizem:

A grande mudança que sentimos aqui na empresa depois que viramos MITIS, foi que toda a parte fiscal, toda a parte de relatórios, gestão de estoque e muitas outras agora se encontram dentro do mesmo ambiente, integradas! Isso foi algo muito positivo para nós. Hoje sentimos que temos todas as informações da empresa em nossas mãos, e com isso conseguimos tomar decisões mais assertivas, muito mais claras, pra que possamos continuar numa crescente no mercado.

Diogo – Direct

Antes da MITIS nós tínhamos um grande problema nas vendas, que era a questão do controle da venda com os vendedores na rua. Com a implantação do sistema ERP MITIS, hoje o vendedor, pelo celular, consegue ver estoque, ver se o produto é faturado, consegue ter sugestão de pedido, consigo colocar várias campanhas que o vendedor pode ver pelo celular de onde estiver. O sistema tirou todos os problemas que nós tínhamos em questão de vendas, financeiro, gestão de estoque e em muitos outros departamentos. É muito simples de mexer, é ótimo! Com um clique o vendedor envia o pedido e de imediato recebemos aqui no financeiro, faturamos e, muitas vezes, conseguimos realizar a entrega no mesmo dia.

João – Sinergia

Fale Conosco

 Atendimento Mitis

Vendas e Suporte:

Será um grande prazer falar com você. Utilize nossos canais de comunicação. Se precisa de uma resposta urgente entre em contato, por gentileza, pelo Chat ou pela nossa Central de atendimento ao cliente.

E-mail: comercial@mitis.com.br
SAC: +55 27 3067-9292