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Classificando clientes e acertando na abordagem

13 de abril de 2015

Hoje em dia com a ajuda da tecnologia é muito fácil armazenar cadastros de possíveis clientes, porém muitas empresas não sabem a melhor forma de trabalhar e classificar esses cadastros e acabam perdendo oportunidade de vendas por abordar os clientes em momentos não apropriados para ofertar o produto.

Hoje temos algumas classificações de clientes que nos ajudam a ter gestão da carteira e saber a hora certa de chutar para o gol, essas classificações são: Suspect, Prospect, Prospect avançado, lead’s qualificados para venda.

Mas essa classificação não pode ser criada no “achometro”, existem formas práticas de se segmentar uma carteira tornando-a uma verdadeira mina de ouro.

Vamos explanar um pouco essas técnicassegmentação

prospectando-clientes

Como transformar um suspect em prospect: Vamos colocar em situação prática, você recebeu uma enorme carteira de clientes e precisa classifica-la, mas como separar os suspects dos prospect? Simples, pergunte a eles.

Entenda do mercado que está trabalhando, saiba o que há de comum no comportamento dos consumidores e crie um formulário de pesquisa para encaixar os suspects em perfis.

Após separar o joio do trigo vamos ao cultivo.

Como transformar prospect em prospect avançado: Bom, já sabemos que determinados clientes da carteira tem o mesmo comportamento que os consumidores do produto em questão, agora basta saber se eles realmente têm interesse em determinado departamento de produtos, existem várias formas de saber, mas na minha opinião, a melhor delas é através de campanhas de marketing direto (e-mails marketing, mala direta e ação de telemarketing).

Envie e-mails sobre o produto, não exiba preço, mostre o que você pode oferecer, sinta o feedback e qualifique, lembre-se, preço é algo dispensável agora, afinal de contas ele nem sabe se de fato quer o produto.

Como transformar prospects em lead’s qualificado para venda: Bom, já separamos os perfis, já mostramos o produto, já nos posicionamos na mente do consumidor, já despertamos o interesse, mas e agora? É só esperar ele me procurar?

De forma alguma!

Oras, o mais importante você já conseguiu, vai perder essa mina de ouro esperando as pepitas saírem das paredes?

Vamos ao ataque, agora sim é hora de abusar dos 4 P’s (Preço, praça, produto e promoção), ligue, oferte, venda, dessa forma a conversão será mais fácil, pois afinal de contas você já preparou o terreno, sabe onde está pisando, sabe o que o cliente quer e sabe como ofertar.

Na teoria é uma beleza, mas executar essas etapas é um trabalho árduo, a melhor forma de executar sem perder a gestão ou o controle é utilizando o CRM:MITIS, ele te permite realizar essa classificação de diferentes formas, isso independente de qual é a sua área de atuação. Saiba mais sobre ele clicando Aqui.

Até a próxima.

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O que nossos clientes dizem:

Parabéns pela inovação do sistema ERP MITIS. Seu sistema está cada vez mais robusto. Programa FISCAL igual ao seu acredito que não há neste mercado, ainda mais no segmento de MEDICAMENTO que requer um controle absoluto não só por unidade, mas também lotes e outras particularidades. Nos passos que a MITIS está seguindo, num futuro muito próximo estará dominando este mercado (acredito até que já seja líder). SUCESSO!!!

Lourival – Analista fiscal da Baratela

O CRM:MITIS me proporcionou maior agilidade na tomada de decisão, facilitou a gestão de comissionamento , contas a receber e a pagar e o sistema não deixa que meus clientes sejam esquecidos através dos alertas de pós-venda.

Welber – Diretor da Commcell

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