BLOG

Classificando clientes e acertando na abordagem

Hoje em dia com a ajuda da tecnologia é muito fácil armazenar cadastros de possíveis clientes, porém muitas empresas não sabem a melhor forma de trabalhar e classificar esses cadastros e acabam perdendo oportunidade de vendas por abordar os clientes em momentos não apropriados para ofertar o produto.

Hoje temos algumas classificações de clientes que nos ajudam a ter gestão da carteira e saber a hora certa de chutar para o gol, essas classificações são: Suspect, Prospect, Prospect avançado, lead’s qualificados para venda.

Mas essa classificação não pode ser criada no “achometro”, existem formas práticas de se segmentar uma carteira tornando-a uma verdadeira mina de ouro.

Vamos explanar um pouco essas técnicassegmentação

prospectando-clientes

Como transformar um suspect em prospect: Vamos colocar em situação prática, você recebeu uma enorme carteira de clientes e precisa classifica-la, mas como separar os suspects dos prospect? Simples, pergunte a eles.

Entenda do mercado que está trabalhando, saiba o que há de comum no comportamento dos consumidores e crie um formulário de pesquisa para encaixar os suspects em perfis.

Após separar o joio do trigo vamos ao cultivo.

Como transformar prospect em prospect avançado: Bom, já sabemos que determinados clientes da carteira tem o mesmo comportamento que os consumidores do produto em questão, agora basta saber se eles realmente têm interesse em determinado departamento de produtos, existem várias formas de saber, mas na minha opinião, a melhor delas é através de campanhas de marketing direto (e-mails marketing, mala direta e ação de telemarketing).

Envie e-mails sobre o produto, não exiba preço, mostre o que você pode oferecer, sinta o feedback e qualifique, lembre-se, preço é algo dispensável agora, afinal de contas ele nem sabe se de fato quer o produto.

Como transformar prospects em lead’s qualificado para venda: Bom, já separamos os perfis, já mostramos o produto, já nos posicionamos na mente do consumidor, já despertamos o interesse, mas e agora? É só esperar ele me procurar?

De forma alguma!

Oras, o mais importante você já conseguiu, vai perder essa mina de ouro esperando as pepitas saírem das paredes?

Vamos ao ataque, agora sim é hora de abusar dos 4 P’s (Preço, praça, produto e promoção), ligue, oferte, venda, dessa forma a conversão será mais fácil, pois afinal de contas você já preparou o terreno, sabe onde está pisando, sabe o que o cliente quer e sabe como ofertar.

Na teoria é uma beleza, mas executar essas etapas é um trabalho árduo, a melhor forma de executar sem perder a gestão ou o controle é utilizando o CRM:MITIS, ele te permite realizar essa classificação de diferentes formas, isso independente de qual é a sua área de atuação. Saiba mais sobre ele clicando Aqui.

Até a próxima.

Leia Também:

Precificação de Produtos

Como precificar com eficiência obtendo lucro e mantendo a competitividade   Para chegar ao preço de venda, o primeiro passo é entender que todo o

Orçamento no seu Whatsapp e teste por 30 dias

Seja um representante Mitis!

Preencha seus dados abaixo: