BLOG

As inovações em software de gestão despertam mais interesse a cada dia

Como se diz por aí, conhecimento é poder! E cada dia mais o mercado se orienta pelas informações que são geradas em todo tipo de relatório, de diferentes setores das empresas e institutos, associações entre outras entidades. Por isso, não é de se admirar que os softwares de gestão estejam na linha de frente de interesse do mercado, quando o assunto é reunir e manter informações gerenciais sempre à mão.

E com isso chegamos às plataformas de gestão. Muito utilizadas pelas empresas para fazer exatamente esse trabalho de compilação de informações de mercado, internas e externas. E essas plataformas combinadas com a Business Intelligence (BI), fazem dessas ferramentas um poderosíssimo aliado dos gestores mundo a fora. Essa é a missão da Mitis.

E as aplicações dessas plataforma não param na gestão comercial ou empresarial, elas extrapolam e podem fazer a gestão de muitas outras áreas. As que mais têm crescido nos últimos anos são as áreas jurídica, financeira, esportiva, logística e de marketing.

Aqui vamos falar um pouco de cada uma delas e explorar, o uso dessa tecnologia para a gestão de qualquer área da atividade humana, que exija alto rendimento, com a disponibilização de informações em tempo real. Isso a qualquer momento em que elas sejam necessárias.

Área financeira

Originalmente é a área onde toda a inovação da gestão teve início. Entretanto, as recentes inovações conseguidas na gestão empresarial, têm elevado a produtividade das empresas a um patamar impensável até pouco tempo.

Hoje é possível além de fazer relatórios, classificar gastos, gerar gráficos em tempo real, e trabalhar de forma combinada com outras plataformas de informação, como o Power BI, por exemplo, para a detecção e definição de padrões de mercado.

Área jurídica

Essa é uma área que exige dos advogados, promotores e juízes, uma atualização constante da legislação vigente. A pronta visualização dessas informações, pode decidir um processo a favor ou contra o seu cliente. O acesso a informações sobre a legislação vigente e jurisprudências estabelecidas por tribunais superiores também pode auxiliar o estudo dos juízes para a definição de uma sentença.

As plataformas de gestão auxiliam também na gestão dos clientes, e controle dos processos, fazendo com que o advogado ou escritório para o qual trabalhe consigam desempenhar melhor as suas funções.

E-commerce

Talvez o setor que mais inovações tenha desenvolvido através de sistemas de gestão, especialmente após a pandemia do Covid-19, quando o setor explodiu, com o surgimento de inúmeras novas lojas virtuais e plataformas de e-commerce.

Por ser uma ideia relativamente nova dentro do mercado, o e-commerce tem no seu perfil o DNA da inovação. Especialmente nas questões mais ligadas à gestão. Essas inovações permitem o controle dos estoques, o gerenciamento das entregas, do pessoal e das compras, o controle dos fornecedores e do caixa.

Com tudo isso, as pequenas lojas ganharam muito em eficiência. Algumas conseguem competir em pé de igualdade com as mega lojas, não apenas em termos de logística, mas também ao utilizarem essa ferramenta de forma estratégica. Essa utilização faz com que as empresas diminuam seus custos operacionais, ganhando em competitividade.

O resultado desse movimento é que muitas lojas acabam crescendo e conseguem se tornar importantes peças no tabuleiro. O mercado, que sempre foi muito ágil, já assimilou essa nova visão da gestão, o que vem tornando o panorama bastante interessante.

Esportes

Outro setor que tem se beneficiado imensamente com a questão da aplicação das inovações em gestão, é o Esporte, especialmente o profissional. E não falo apenas do Futebol! Há algumas décadas, vemos ligas desportivas, se beneficiarem das inovações em gestão.

E exemplos não faltam. O próprio voleibol brasileiro é uma boa lembrança disso. Hoje as equipes esportivas – de basquete, futebol, vôlei, futebol americano, entre outros esportes – se utilizam dessas plataformas de gestão para melhorarem os seus resultados.

Alguns softwares mais simples, atuam simplesmente na área financeira da equipe, fazendo a gestão de ativos e passivos. Entretanto, outros oferecem opções de gerenciamento também de performance em disputas, gerenciamento físico e prevenção de lesões.

Tudo isso acaba por elevar o aproveitamento dos atletas, e, consequentemente, o da equipe como um todo. E a gama de informações à disposição dos treinadores, possibilita que faça a melhor opção para cada situação que se apresente.

Logística

Essa é uma área onde as inovações em gestão têm feito uma grande diferença. É novidade quase todo dia. E isso não pode ser de outro jeito. Qualquer tropeçada nessa área leva a empresa ao fracasso. Por isso muitas empresas baseiam o seu negócio em modelos focados na logística.

Empresas multinacionais como a Submarino ou a Amazon, por exemplo, têm o seu modelo de negócios baseado em logística. E não é à toa. Eles necessitam ser fortes nessa área para manter os prazos das entregas e a satisfação dos clientes, além é claro de manter um preço competitivo para os seus produtos. Tudo isso em escala mundial!

E as inovações no setor já podem ser sentidas. Os investimentos são pesados. E em um futuro próximo, poderemos ter, por exemplo, entregas de mercadorias feitas por caminhões autônomos. Assim como pátios de estocagem e manobras, totalmente automatizados.

Marketing

Um setor no qual as inovações de gestão também chegaram com muita força, foi o de Marketing. Aqui as novidades tornaram o setor uma ilha de excelência em reunir informações, gerar relatórios e colocar tudo isso em uma única plataforma, com a ajuda do BI. O resultado: ações mais orientadas e eficazes.

As medições dos resultados de campanhas ou peças publicitárias era algo raro há pouco mais de cinquenta anos. Os comerciais de TV eram feitos, mas não se podia dizer o seu efeito no público. Quais as suas interações. Raramente se sabia o que funcionava ou não. Tudo era intuitivo.

Com a chegada da internet, houve uma reviravolta na maneira de olhar essa área dos negócios. A possibilidade de mensurar os resultados diretos das ações de marketing ficaram reais, o que transformou o setor. As ações e campanhas passaram a ter fundamento em compilação de dados estatísticos e métricas de interação.

Daí para o surgimento de softwares de gestão para as milhares de campanhas feitas no Google Ads, Facebook Ads e em diversas outras Redes Sociais e de negócios, foi um pulo!

Transformação digital

Essa realidade que vivemos hoje só foi possível devido a transformação digital das empresas. Ela alavancou sistemas de informação, armazenamento e gestão de dados, os quais implementados, possibilitaram o aparecimento dos sistemas pensados para gerenciar todo esse aparato de informação.

E esses sistemas tornaram-se ferramentas imprescindível para os gestores: primeiro de empresas, depois de diversas outras áreas, as quais se desenvolveram de tal forma que hoje não podem prescindir desse tipo de ferramenta, sob pena de perder o bonde da história.

Leia Também:

Precificação de Produtos

Como precificar com eficiência obtendo lucro e mantendo a competitividade   Para chegar ao preço de venda, o primeiro passo é entender que todo o

Orçamento no seu Whatsapp e teste por 30 dias

Seja um representante Mitis!

Preencha seus dados abaixo: