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Indicadores para tomada de decisão

5 indicadores de eficiência para sua empresa

O mercado está cada vez mais exigente em relação a prazos e qualidade. Isso você já sabe, claro.

Agora você já se perguntou onde pode melhorar dentro da sua empresa para conseguir subir ao menos mais um degrau na excelência em prestação do serviço? Cuidado se pensou que não há mais degraus a subir, pois essa deve ser uma busca constante de toda empresa.

Pois bem, este artigo se propõe a apresentar alguns pontos onde a maioria dos negócios carece de aprimoramento. Vamos lá então?

 

– Informações integradas

Pergunte ao seu funcionário responsável pelo comercial, quais foram os 5 produtos mais vendidos nos últimos 15 dias ou quais produtos estão encalhados por mais de 60 dias. Se esta resposta não chegar até você em 5 minutos, é bom repensar o seu sistema de geração de informações estratégicas.

 

2 – Conhecimento do seu negócio

Se, por exemplo, seguirmos a lógica de Pareto – dos 80×20 – onde 20% (dos produtos ou clientes) representa 80% do seu faturamento e vice-versa, você saberia dizer de cor quais desses produtos e clientes representam os seus 20%? Esta é uma pergunta importante pois vai direcionar os seus esforços para tornar a sua cadeia de suprimentos e o atendimento focado no resultado e na rentabilidade.

 

3 – Compras, estoque e vendas

Essa é simples de responder: Você sofre eventualmente com falta de produtos? Muitas vezes um produto é o elo de assiduidade entre um cliente e uma empresa. Quando este cliente chega na loja e não encontra o seu produto preferido, gera uma frustração um tanto custosa para a empresa, pois ali se abriu uma janela para que ele se relacione com o concorrente.

 

4 – Erro humano

Quando foi a última vez que sua empresa teve que pagar por um erro de funcionário? Ou melhor, com qual frequência isso ocorre? Esta é uma das reflexões mais importantes deste artigo. Errar é humano, mas não é nada tolerável em se tratando de relações entre empresas e clientes. O custo de um erro para uma empresa vai muito além do produto com defeito ou da orientação errada fornecida por um funcionário ou até um acidente de trabalho. Ela custa a reputação da sua marca.

 

5 – Produtividade

Você tem certeza de que a sua equipe está entregando o máximo para a empresa em termos de produtividade?  Uma forma superficial de avaliar é fazendo um comparativo de número de funcionários versus fatia de mercado do seu concorrente em relação a sua empresa. Lógico que você vai ter que trabalhar de espião ou tentar dimensionar a partir da observação e experiência que você tem de mercado.

 

E agora?

Vamos supor que as respostas para essas perguntas não foram satisfatórias para você. Se errar é humano, minha empresa é formada por humanos e não pode errar, como resolver essa incógnita? Com duas estratégias: tecnologia e treinamento.

A tecnologia vai oferecer:

  • – Diagnósticos contínuos
  • – Velocidade e precisão em operações rotineiras e nas entregas
  • – Otimização do tempo da sua equipe
  • – Monitoria de todos os processos de forma integrada e em tempo real
  • – Antecipação de erros
  • – Cadeia de suprimentos fluente e sem ruptura de estoque
  • – Entre outras inúmeras vantagens

 

Já o treinamento vai proporcionar a sua equipe:

  • – Aprimoramento na realização das tarefas
  • – Conscientização da importância da excelência no que faz
  • – Motivação para se reinventarem
  • – Valorização da equipe
  • – Inovação nos processos

 

Mas tudo isso parece muito complicado de se implementar! É, mas nem tanto…

Existem empresas para realizar toda essa implementação. Foram mais de 5 mil implementações como essa em mais de 20 anos que tornaram a Mitis Tecnologia, umas das principais organizações do Brasil em gestão automatizada de empresas desde micro empresas até multinacionais.

Venha bater um papo com a gente. É sem compromisso e tenho certeza de que será muito produtivo para você e sua empresa.

 

 

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